Matueté Blog
12 de agosto de 2019 0

:: Dica do Viajante

Depois de conhecer alguns dos principais pontos do Marrocos, nossa cliente Duda Cidade voltou fascinada pelo país. Aqui, ela divide suas impressões. 

Embarque nessa viagem conosco.

Matuete_Marrocos1 9e640b60-b508-43e0-adea-5b57b4c497e5

 

Marrocos é simplesmente apaixonante.
Nosso primeiro destino, Marrakech, é uma cidade pulsante e cheia de personalidade - mistura exótica de mercado árabe borbulhante com a elegância e bom gosto dos anos 50. Sua Medina, a antiga cidade fortificada, um enorme labirinto de ruelas, passagens estreitas e becos, vibra com o burburinho de comerciantes oferecendo seus produtos, e locais, sempre ruidosos, envolvidos com seus afazeres.

Matuete_Marrocos2

 

Além, é claro, de turistas, encantados com o primoroso artesanato, ou simplesmente em busca de pequenos e charmosos riads, geralmente com uma casa de chá ou um bar simpático, onde se tem uma visão privilegiada do belíssimo pôr do sol caindo sobre a malha densa das construções ocre da cidade, contra o azul intenso do céu marroquino.

Matuete_Marrocos3

Ficamos hospedados no La Mamounia. Sua elegância e tradição dispensam comentários. O hotel, encravado ao lado de um maravilhoso jardim, de oliveiras centenárias, laranjeiras e limoeiros carregados de frutos, canteiros com cactus de inúmeros tipos e formatos, e muitas  flores – é simplesmente deslumbrante! A bela arquitetura de suas instalações, primorosa nos detalhes da tradição marroquina, completa o visual espetacular.

Matuete_marrocos_5

Matuete_marrocos_4

 

Ali, o acolhimento é marcado pelo “savoirfaire” e a atenção de outros tempos. E seu Spa, já eleito como o melhor do mundo por revistas especializadas, traduz a excelência de seus serviços, além de oferecer um Hammam imperdível!

Matuete_Marrocos_6

O Museu Dar Si Said justifica uma visita só pelo incrível trabalho decorativo de suas instalações. Sua coleção de arte e artefatos é extremamente interessante e muito bem apresentada. E os Jardins Marjorelle, se mesclam perfeitamente à bela e exótica arquitetura da antiga residência do estilista Yves Saint Laurent, ali preservada.

Matuete_Marrocos7

Cidade animada, com intensa e variada vida noturna, Marrakech é definitivamente um ponto alto no Marrocos! Após 7 dias de muita exploração pela cidade, com direito à aula de culinária marroquina entre tantas coisas, seguimos de carro para a Cordilheira dos Atlas e nos instalamos no Kasbah Bab Ourika, que está em uma região cuja população é eminentemente berbere. Situado no alto de um vale frutífero e com vista de 360 graus, trata-se de um verdadeiro oásis de tranquilidade. Seu Spa usa somente produtos orgânicos, feitos com plantas da região.

Matuete_Marrocos8

Ali visitamos vilarejos à beira do rio Ourika, com um guia super simpático, nascido no lugar, e cheio de informações sobre o povo berbere e sua história. O toque divertido foi parar para tomar um café, ao som de música berbere, em um dos inúmeros“ lounges” improvisados pelos comerciantes locais na beira da água. Sofás e poltronas coloridos e um tanto surrados aos pés das imponentes montanhas da cordilheira compunham o visual exótico.

Matuete_Marrocos8

 

 

 

 

 

Partimos então para Fés, cidade essencialmente berbere e tradicional, que nos surpreendeu, grande mérito de nosso fantástico guia, Hashid. Um reservatório de informações e conhecimento profundo da cidade e da cultura marroquina, Hashid é professor na Universidade de Fés, a mais antiga do mundo. Certamente nos acompanhar, foi uma enorme deferência, sem dúvida por obra da Matueté, que tanto nos paparicou!! Conhecido em todas as partes, Hashid nos levou também à várias cooperativas de artesãos, onde nos perdemos em meio a tantas opções de seu maravilhoso artesanato.

Matuete_Marrocos9

A Medina de Fés, também fervilhante, me pareceu ainda mais intrincada que a de Marrakech, com inúmeras passagens estreitíssimas e cheias de mistério, onde se tinha a impressão que cada curva guardava uma surpresa totalmente inesperada…Em Fés nos hospedamos no Riad Fés, no coração da cidade antiga, cujo ambiente nos fez sentir parte das Mil e uma Noites…

Matuete_Marrocos10

Com ótimos restaurantes, a cada refeição, o tajine, prato típico de carnes e legumes cozidos, em uma panela de cerâmica do mesmo nome, parecia ficar melhor. Destaque para o Maison Bleu, onde encerramos nossa viagem.  Uma despedida calorosa e com a firme intenção de voltar assim que possível.

Matuete_Marrocos11

Da costa do Mediterrâneo à imensidão de areia do Saara, passando por cidades cheias de história, o Marrocos é um país que não cansa de surpreender os viajantes. Esperamos que esse relato apaixonado te faça arrumar as malas para descobrir cada um dos seus segredos.
E conte conosco para planejar cada detalhe de sua próxima aventura.
Seja pelo Marrocos ou qualquer outro canto do planeta.

Posted by