Matueté Blog
11 de janeiro de 2023

:: Sem categoria

2023: muitos feriados –

e motivos – para embarcar

 

O ano mal começou e nós já estamos animados com o que vem pela frente. Isso porque 2023 reserva uma série de feriados prolongados que são bons motivos para tirar do papel aquela viagem rápidadespretensiosa e igualmente deliciosa, basta se planejar. Para inspirar, selecionamos experiências imperdíveis, principalmente no Brasil, e as melhores épocas para realizá-las. Você só precisa escolher sua escapada favorita e fazer as malas. Partiu! 


JANEIRO

 

Aniversário de São Paulo:

praia e fazenda em José Ignacio

 

O sol segue brilhando no balneário uruguaio, que tem um clima low profile perfeito para uma escapada rápida. A temporada inclui praia – e clericó pé na areia em alguns dos charmosos chiringuitos locais –, passeios de bike, bons restaurantes e até programas artsy como o skyspace de James Turrel. Com quatro dias, ainda dá para estender a programação e visitar os simpáticos pueblos nos arredores que concentram vinícolas e fazendas produtoras de azeite.


FEVEREIRO

 

Carnaval: Patagônia chilena

em ritmo de sossego total

 

Que tal fugir da folia com uma verdadeira imersão na natureza em um dos cenários mais fantásticos do planeta? Uma semana é tempo suficiente para mergulhar nas inúmeras possibilidades da vida outdoor da região – de Torres del Paine a Aysen. No dia a dia, passeios de caiaque, caminhadas por trilhas cênicas, cavalgadas, heli hike e outras aventuras são seguidas de sessões de jacuzzi e pisco tasting em cenários memoráveis.


ABRIL

 

Páscoa nos encantos da

Chapada Diamantina

 

As temperaturas mais amenas e as chuvas menos frequentes são um convite para desbravar os cânions, desfiladeiros, grutas e trilhas sem fim do destino baiano com conforto e pitadas de aventura. Há inúmeras possibilidades de roteiros, todos são acompanhados por guias que são verdadeiras lendas da região. Quando cai a noite, as cidadezinhas com toque místico são o desfecho perfeito para dias repletos de emoções.

Tiradentes: sombra e água

fresca em Trancoso

 

 

Dias de sol, noites estreladas e um clima mais tranquilo fazem com que essa seja uma das nossas épocas favoritas no destino baiano. Para aproveitar as delícias da Bahia longe de qualquer preocupação, nossa sugestão é alugar um dos refúgios mágicos que a Matueté Villas oferece na região: das casas pé na areia aos endereços escondidos a poucos passos do Quadrado, todos são especiais.


MAIO

 

Dia do trabalho: pit stop

na Chapada dos Veadeiros

 

Basta um voo para Brasília para dias de conexão total com a natureza. Em maio, depois da temporada de chuvas, há verde por todos os lados e cachoeiras cheinhas d’água. Entre os nossos cantos favoritos no destino, está a trilha do rio dos Couros, com cânions, piscinas, cascatas e, para finalizar, uma galinhada caseira sensacional.


JUNHO

 

Lençóis Maranhenses no

Corpus Christi, imperdível!

 

Entra ano, sai ano e a história se repete: são poucos os meses indicados para desbravar a imensidão de dunas e lagoas cristalinas dos Lençóis e as opções de hospedagem são limitadas, então é preciso se programar. Conhecemos os segredos mais bem guardados do destino e oferecemos uma experiência sob medida e em sintonia com a comunidade local. Para completar, temos um refúgio delicioso na cidade de Santo Amaro para quem deseja aproveitar as aventuras da região sem abrir mão da privacidade.


SETEMBRO

 

7 de setembro com muito

kite no Ceará e no Piauí

 

É hora de aproveitar as melhores condições de vento de destinos do Ceará e do Piauí, que prometem agradar mesmo quem não se aventura a subir na prancha por reunirem vilarejos autênticos e praias incríveis. A boa notícia? A Matueté Villas tem refúgios deliciosos em destinos como Preá, Jeri e Barra Grande. Pé na areia ou na beira de uma lagoa, são ótimas opções para aproveitar o feriado sem ter que pensar em qualquer logística.


OUTUBRO

 

Nossa Senhora Aparecida –

e semana sem escola! – na Amazônia

 

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível descobrir alguns dos múltiplos encantos da Amazônia em jornadas de 4 ou 5 dias. Dos iates super equipados aos barcos regionais, passando por lodges imersos na selva e aldeias totalmente isoladas, oferecemos experiências transformadoras no destino e outubro é um mês delicioso para vivenciá-las.


NOVEMBRO

 

Finados em um arquipélago

paradisíaco no Panamá

 

Nada como enfrentar o cansaço que bate no final do ano com uma temporada de sombra e água fresca e, para sair do óbvio, nossa dica é o arquipélago de Bocas del Toro. Pense em ilhas desertas, villas debruçadas sobre o mar cristalino do Caribe panamenho e uma série de experiências aquáticas. Sonho!

República: cultura e praia

na Colômbia

 

 

O último feriado do ano é uma boa pedida para conhecer o despretensioso combo colombiano que tanto agrada os viajantes. Depois de embarcar em uma viagem no tempo com clássicos de Bogotá, caso do Museo del Oro, e descobrir seus restaurantes típicos, você aproveita dias de sol e mar em Cartagena.

 


2023 chegou com feriados perfeitos para quebrar a rotina com uma escapada especial. Motivos não faltam para fazer as malas: fale com o seu consultor Matueté 

Posted by

:: Sem categoria

2022: uma aventura fantástica

 

Lá vai 2022 a se despedir no horizonte. Passou que nem um cometa e agora abre espaço para novas páginas. Hora de rever a rota, refrescar os sonhos, buscar outros desembarques. Mas não sem antes relembrar as experiências mais marcantes, idealizadas nos mínimos detalhes pelo nosso time.

Recordar é viver e – uau! – como a gente voou longe ao lado dos nossos viajantes nos últimos meses. Mergulhamos com tubarões nas Maldivas, aprendemos a fazer arroz no Laos – e bolo de rolo no Recife –, caminhamos por trilhas inexploradas no Peru e nos Lençóis, nos emocionamos na savana africana, vimos a vida passar devagar no Caribe, organizamos aniversários especiais em Mendoza, em Noronha e…mais uma infinidade de histórias incríveis.

Aproveitamos para agradecer imensamente a todos, clientes e parceiros, que estiveram conosco nessa aventura fantástica que foi 2022. Há muito mais por vir e já estamos de malas prontas para embarcar, sempre em busca de experiências raras, transformadoras e inesquecíveis.

 Que o novo ano venha repleto de vivências únicas como essas que listamos abaixo. Vem, 2023!

Até breve,

Equipe Matueté


Confira abaixo algumas das experiências mais memoráveis organizadas pela nossa equipe em 2022


“Passeio por Ubud, em Bali, a bordo de um carro vintage. No caminho, além das paisagens bucólicas, nosso casal de viajantes foi surpreendido com um almoço no meio de um campo de arroz.”

Magê Pagano


“Um day trip em Paraty que organizamos para um casal da Arábia Saudita em lua de mel. Eles puderam descobrir aquele canto mágico do Brasil em uma escuna privativa com direito a um almoço delicioso a bordo.”

Bobby Betenson


“Uma expedição que juntou pai e filho – eles moram em países diferentes – para dias de muitas trilhas incas no Peru. Mil surpresas até chegar em Machu Picchu.”
Carolina Dip


“Uma comemoração de 15 anos – que viraram 17 por conta da pandemia – a bordo de um veleiro no Tahiti. Um presente dos avós para a neta, inesquecível.”
Thais Yumi


“Aniversário em família em uma cabana no interior da Islândia. Um chef privativo preparou um jantar com os pratos favoritos do aniversariante.”
Mayra Vita


“Uma viagem estilo slow living em uma pequena ilha na costa de Belize, comandada pela família de Francis Ford Coppola.”
Carolina Fontana


“Uma temporada em um lodge à beira de um lago em Sabi Sands. O momento mágico foi quando nossos viajantes se depararam com uma família de elefantes e outra de hipopótamos tomando banho juntos.” 
Helô de Palma


“Passeio pelas Ilhas Faroé a bordo de um barco bem antigo de madeira, restaurado durante 12 anos por marinheiros locais.”
Anita Besson


“Jantar entre amigas da vida toda em uma das torres de San Gimignano, na Toscana, ao som de música clássica.”
Livia Kubo


“Passeio de quadriciclo, com direito a pôr do sol laranja, nas dunas de Sossusvlei, no deserto da Namíbia.” 
Fernanda Hamoui


“O verão europeu de uma família em uma casa modernista e à beira-mar na Córsega. Foi uma delícia pensar em cada detalhe – das flores que enfeitavam os quartos aos passeios que agradaram diferentes faixas etárias.” 
Gabriela Figueiredo


“Degustação de vinhos seguida de jantar à luz de velas no Château de la Gaude.”
Nilson de Sá


“Celebração de dez anos de casados  no meio de uma vinícola em Mendoza. Os 40 melhores amigos, vinho, comida maravilhosa e um dj pra lá de animado.”
Carol Slemer


“A saga de um colecionador de selos a bordo de um jato privativo pelo Brasil: foram três dias – e oito destinos – em busca de raridades no assunto. E mais de 1000 selos enviados para os amigos do mundo todo.”
Bruno Domingues


“Uma temporada em regiões remotas do CearáPiauí e Maranhão que organizamos para uma família de judeus ortodoxos, que seguia a alimentação kasher. Com a consultoria de um rabino, conseguimos entregar as refeições até em um passeio pelo Delta do Parnaíba.” 
Mariana Villas-Boas


“Uma verdadeira aula sobre como plantar e fazer arroz em uma fazenda orgânica nos arredores de Luang Prabang, no Laos. Momentos mão na massa com a comunidade local.”
Renata D’Angelo


“Workshop de bolo de rolo entre avós, filhas e netas no Recife durante uma viagem que propôs um encontro de gerações.”
Fernanda Albino

Posted by
11 de novembro de 2022

:: Sem categoria

Réveillon 2023 na Antártica: todos a bordo?

 

Se, assim como nós, você é um viajante apaixonado, é provável que uma expedição pela Antártica faça parte da sua lista de jornadas dos sonhos. Pois bem: o Silver Endeavour, um dos navios mais incríveis que transitam pelo destino, ainda tem (poucas!) vagas para o Réveillon e a gente garante que se trata de uma oportunidade única.

Para começar, a rota evita o temido Mar de Drake, conhecido pelas condições meteorológicas bastante revoltas que nem sempre agradam os viajantes – o trecho é substituído por um voo que parte Punta Arenas rumo à ilha Rei Jorge.

Uma vez a bordo, prepare-se para viver uma aventura emocionante, que não abre mão do conforto, diante de um horizonte gélido e lindo. Revolucionário, o Silver Endeavour consegue navegar pelas áreas mais longínquas e inexploradas do destino.

Durante dez dias, você viverá experiências únicas ao lado de especialistas que são grandes e estudiosos da região. A lista inclui atividades como caminhar ao lado da caldera de um antigo vulcão, ficar cara a cara com uma colônia de pinguins, relembrar as aventuras feitas pelo lendário explorador Ernest Shackleton e andar de caiaque pertinho de icebergs e geleiras.

De volta para sua “casa flutuante”, há spa, restaurantes deliciosos, suítes com direito a mordomo, piscina coberta e biblioteca: tudo para brindar a oportunidade de começar 2023 em um dos cenários mais fascinantes de todo o planeta.

 

Chegou a hora de tirar do papel uma viagem fantástica pela Antárticafale com o seu consultor Matueté!

Posted by
31 de outubro de 2022

:: Sem categoria

Viajar e dar uma festa:

as novidades da Matueté Bossa

 

2022 tem sido um ano de muitas viagens de comemoração aqui na Matueté Bossa. De um casamento grandioso na Itália a um petit comitê corporativo em Mendoza, estamos contentes em ajudar a transformar tantos momentos importantes em memórias inesquecíveis. Afinal, entre viajar ou dar uma festa, a gente gosta mesmo é de unir os dois e hoje dividimos com você um pouco mais do que temos feito.

Os casamentos roubaram a cena nos últimos meses: teve festa pé na areia em Trancoso, bodas de 10 anos em Mendoza e uma cerimônia inesquecível em uma masseria na Puglia. E por falar na Itália, nosso time também cuidou de uma jornada que levou um grupo de viajantes para conhecer os bastidores da Bienal de Veneza.

Os eventos corporativos foram outro destaque, mas esqueça qualquer programação padrão que há no seu imaginário: organizamos jantares privativos no Pão de Açúcar e no Masp, aula de ioga no nascer do sol em Copacabana e torneios de beach tênis nas quadras paulistanas.

E como 2023 já está logo ali na esquina, nosso time já está em ação para planejar um casamento em Noronha, uma celebração – dupla! – de 70 anos em St. Tropez, uma integração de equipe em Itacaré, com direito a aula de surf e visita a uma fazenda de cacau no roteiro e muitas outras viagens de comemoração em lugares únicos mundo afora.

Afinal, seja qual for o motivo, festejar é preciso e não há nada como fazê-lo em um novo cenário, ao lado de pessoas especiais. Conte conosco para planejar uma jornada dessas, tim-tim!

Posted by

:: Sem categoria

Novidade:

 

a Amazônia protegida dos indígenas Kayapós

 

 

Desde que fundamos a Matueté, temos como missão buscar jornadas raras, transformadoras e inesquecíveis. E poucas se encaixam tão perfeitamente nesse propósito como essa nova experiência na Amazônia que hoje compartilhamos com você. 

comunidade Kendjam é um tesouro escondido em um canto muito protegido da floresta. É uma das muitas aldeias do povo Kayapó, conhecido por ser um forte guardião de seu patrimônio natural e cultural.  

Visitá-la, portanto, vai muito além de uma viagem: é ter a chance, única, de participar de um projeto de turismo comunitário inigualável, que ajuda a manter viva uma parte esquecida da Amazônia. Uma oportunidade ainda mais rara quando se pensa que as visitas só acontecem entre junho e agosto, com pouquíssimas vagas que se esgotam com meses de antecedência. Conheça mais detalhes e embarque conosco nessa aventura emocionante.


Era uma vez…

 

Foi ao fugir da violência em torno do garimpo que o atual cacique da comunidade Kendjam decidiu formar uma nova aldeia. Nos anos noventa, depois de ver seu pai ser assassinado, encontrou refúgio às margens do rio Iriri e, diante de uma enorme pedra – Kendjam significa pedra grande no dialeto local –, deu início à essa história que agora nossos viajantes têm a chance de fazer parte.


O cenário

 

Pense em uma área com 5 milhões de hectares, às margens de um rio transparente e esmeralda. Trata-se de uma região de imensa biodiversidade, com centenas de espécies de mamíferos e aves.

Diante desse cenário, a comunidade compartilha saberes ancestrais, como técnicas de caça e sobrevivência na selva, que oferecem uma verdadeira viagem no tempo. Os viajantes também são convidados a mergulharem a fundo na floresta, com trilhas na mata e passeios de barco que rendem avistamentos incríveis – estamos diante de uma das poucas áreas da Amazônia onde é possível ver dezenas de animais pertinho de você.


Cabanas na selva

 

Uma prainha deserta na imensidão da floresta é o cenário do lodge que serve de hospedagem para quem deseja conhecer os indígenas Kayapós. São apenas 5 cabanas de madeira com banheiros privativos, energia solar, internet via satélite e culinária internacional. Quando cai a noite, que tal partir em busca da vida selvagem da região, ou simplesmente ouvir o silêncio da floresta?


Viver essa jornada transformadora em um lado inexplorado da Amazônia é uma oportunidade única – e rara. São pouquíssimas vagas abertas para a temporada de julho e agosto de 2023, fale com o seu consultor Matueté.

Posted by