Matueté Blog
29 de novembro de 2021

:: Sem categoria

Que delícia é saber que vamos voltar a deslizar pela neve na próxima temporada de ski. Estamos animados com as primeiras imagens de cidades europeias sendo tomadas por um horizonte branquinho, branquinho e já começamos a fazer as malas para a próxima aventura.

Para inspirar, selecionamos dicas e novidades em alguns dos nossos destinos de inverno favoritos, além de notícias sobre o funcionamento destes lugares em tempos de Covid. Já pode começar o aquecimento….


 

Aspen

Estamos de Olho:

*A montanha de Snowmass terá um novo restaurante inspirado na gastronomia dos Alpes franceses, suíços e austríacos, o Alpin Room. Entre as delícias feitas com ingredientes locais, schnitzel de frango e torta floresta negra.

*O hotel Limelight, dos mesmos proprietários do Little Nell, passou por uma renovação e ganhou uma área dedicada às crianças.

* Para comemorar seus 75 anos, a estação convidou a artista italiana Paola Pivi para espalhar esculturas lúdicas pelas montanhas.

Vale saber: o destino pedirá comprovante de vacina na maioria dos hotéis e restaurantes, mas não nas montanhas.


 

França

Estamos de olho:

* O Les Airelles, uma das propriedades mais charmosas de Courchevel, terá três novos chalés no destino, no melhor estilo refúgio na montanha.

* Ainda em Courchevel, o Lilly of the Valley terá um chalé dos sonhos nesta temporada: são 585 metros quadrados, com seis quartos, lareira, spa, salas aconchegantes e até
mesmo um home office.

* O Airelles de Val d’Isere segue na lista dos nossos refúgios de montanha favoritos. O grupo tem propriedades incríveis na Europa, incluindo o Airelles Grand Contrôle que fica
no Château de Versailles.

Vale saber: para comprar o ski lift, será necessário apresentar o passe sanitário e muitos vilarejos terão postos de testagem. Para entrar nas gôndolas e nas cadeirinhas, o uso de máscara é um pré-requisito.

 


 

Suíça

Estamos de olho:

* O Grand Hotel Kronenhof, no vilarejo de Pontresina, foi repaginado e ficou ainda mais especial. O designer francês Pierre-Yves Rochon manteve toda a pompa do passado – o edifício é de 1848 –, mas adicionou um toque contemporâneo ao seu icônico bar, a sala da lareira e outros ambientes.

 

Vale saber: não será exigido comprovante de vacina nas estações, tampouco o uso de máscaras para subir as montanhas.


Pronto para ver a neve pintar tudo de branco de novo?
Fale com o seu consultor Matueté!

Posted by
11 de novembro de 2021

:: Sem categoria

1. Explora El Chaltén, Argentina

O aguardado hotel do grupo Explora na Patagônia argentina fica em uma reserva cinematográfica, com vista para o Vale Elétrico e o Glaciar Marcon. Para os entusiastas do trekking, é imperdível.

2. Bocas Bali, Panamá

paradisíaca região panamenha de Bocas del Toro finalmente ganhou um hotel à altura. Como cenário, uma ilha privativa entre o mar e o mangue com poucas villas debruçadas na água, diversas experiências aquáticas e todas as delícias de uma temporada pé na areia no Caribe.

3. Filhos da Lua, Praia da Pipa

Um refúgio com pegada eco e apenas nove bangalôs na praia de Minas. Inspirado em Bali, tem aquele clima despretensioso que tanto combina com férias pé na areia e detalhes especiais como uma fazenda orgânica.

4. Six Senses, Ibiza & Istambul

A gente é fã do grupo, então seus lançamentos são sempre festejados. O de Ibiza fica em uma baía cristalina no norte da ilha e o de Istambul restaurou uma antiga mansão otomana, às margens do Bósforos e distante do centro. Em comum, spas dos sonhos, comida deliciosa e a proposta wellness que é marca registrada do Six Senses.

5. Madame Rêve, Paris

Quem não precisa de um bom motivo para rever Paris? Este hotel ocupa um prédio espetacular do séc. XIX, que funcionou como sede dos Correios. Tem um rooftop com uma vista incrível para a Torre Eiffel e um restaurante mediterrâneo muito charmoso. Para completar, fica a poucos passos do centro cultural Bourse du Commerce e da loja de departamentos Samaritaine, duas novidades recentes do destino.

6. Casa della Capra, Itália

Intimista e cheia de bossa, essa propriedade já ocupa um lugar especial na nossa lista de favoritos. Às margens do lago Mergozzo, é focada em arte, gastronomia e bicicleta, as grandes paixões dos proprietários que, por sinal, são brasileiros.

7. Castello di Reschio, Itália

Essa propriedade mágica e cheia de história tem nos feito sonhar por aqui. Comandada por uma família italiana que tem muito bom gosto, reúne um castelo milenar e algumas casas em um cenário especial entre a Umbria e a Toscana. Dolce far niente com passeios de bicicleta, partidas de tênis, aulas de culinária, cavalgadas e caça às trufas.

8. Soho House, Roma

O clima descolado do grupo em uma localização mais fora da rota turística de Roma, no bairro de San Lorenzo. Além dos quartos e apartamentos, tem um cinema simpático, piscina, bar e rooftop com vista para a cidade.

9. The Hythe, Vail

Um autêntico refúgio de montanha com experiências sob medida para cada viajante e acompanhadas por especialistas. A lista inclui caminhadas, ski em pistas escondidas e até aulas de culinária. E o spa promete!

10. Le Damantin, Paris

Pequeno e intimista, esse hotel fica em um palacete todo restaurado, pertinho do Triângulo de Ouro, que concentra grifes, galerias e restaurantes de peso. São apenas 44 quartos – alguns com vistas lindas do Sena e da Torre Eiffel –, um restaurante italiano e um spa delicioso.

Posted by

:: Sem categoria

 

Ninguém melhor do que Gabi Figueiredo para a nova edição da série Viajando com, em que convidamos viajantes para contar suas mais incríveis descobertas em andanças nada óbvias.

Das caminhadas na Índia aos encantos culturais do Japão, ela é especialista em pesquisar os mais minuciosos segredos de um destino para garantir que seus roteiros sejam marcados pelo autêntico, pelo inesperado. A seguir, Gabi divide conosco suas experiências mais genuínas para que suas próximas viagens sejam únicas, daquelas que ficam para sempre na memória e no coração. Prontos?

 

1.Se você pudesse viajar para qualquer lugar amanhã, para onde iria?

Japão. Mesmo chegando só depois de amanhã! Conhecer o Japão é mais do que uma viagem no espaço. É uma viagem no tempo, para o futuro, mas um futuro imagético, de neons, robôs e vending machines. E é minha grande frustração pandêmica: tinha planejado passar dez dias em Kyoto no Réveillon de 2020 – aguardando ansiosamente a reabertura.

 

2.Qual a memória de viagem que mais aquece o seu coração?

De tempos em tempos, tento fazer uma viagem só com a minha mãe. Gostamos de alugar apartamentos e passar muitos dias numa cidade só, batendo perna, comprando comidinhas nas vendas locais, vendo tudo o que tem para ver, comendo em todo tipo de restaurante. Fizemos isso uma primeira vez em Paris e foi muito especial. Alugamos um apartamento que era uma antiga cocheira de um prédio do séc. XVIII, ao lado do Marché des Enfants Rouges e, na cartinha de boas vindas, o proprietário incluía um voucher para um buquê de flores de uma banca do mercado. Fomos correndo buscar o nosso e nunca me esqueço da alegria que esse pequeno gesto significou.

 

3.Conte pra gente seu segredo, aquele cantinho no mundo que só você conhece.

A taverna Kalofego, na praia de Pori, em Koufunisia.
Com 17km de perímetro (e 5 km² de área), é uma verdadeira joia das Cíclades. A típica ilha grega pacata, com cabras nas montanhas, janelas azuis, igrejinhas brancas e praias de cair o queixo, como Pori (de areia, em forma de meia-lua, perfeita). No fundo da praia, uma taverna, com mesinhas ao ar livre e um menu que muda todo dia, com uma abordagem muito atual da cozinha mediterrânea e os melhores ingredientes locais. Até a infalível salada de tomate com feta é melhor lá.

 

4. Todo mundo tem uma história curiosa de viagem. Conte pra gente um fato estranho que aconteceu com você.

Eu torci meu pé na minha festa de casamento e embarquei, no dia seguinte, para o Atacama com um robofoot na perna esquerda. Imagine uma viagem onde andar seria importante? Então, eu cheguei de cadeira de rodas. O Explora, onde fiquei, além de ser 100% acessível, conseguiu fazer uma mágica: transformou aqueles dias de tal forma que eu não perdesse nada. Consegui ver um dos cenários mais impressionantes da minha vida ­– o Salar de Tara – e até me aventurei numa baguncinha nas dunas no último dia. Lua de Mel é para ser inesquecível e a minha certamente foi.

 

5. A refeição mais memorável que já aconteceu em uma viagem.

Uma vez, há mais de 10 anos, eu me hospedei no Garzon, pousada que fica em um vilarejo perdido no tempo no Uruguai, do chef argentino Francis Mallman. Era um Réveillon e estava conformada que a virada seria ali mesmo, há alguns bons quilômetros da onda mais próxima. A surpresa veio na ceia: Francis estava lá com sua família e amigos e preparou todo o jantar pessoalmente. Maravilhas como vieiras a la plancha com radicchio, cordeiro com papas domino, tarteletas, todas feito pelo grande chef. Não bastasse o banquete, a noite teve ótima companhia e muita animação com uma turma inusitada que Mallman reuniu – com um marchand inglês, um casal de arquitetos holandeses, uma artista plástica baiana. Desde então, voltei todos os verões para o Uruguai fazendo uma parada obrigatória no Garzon para ao menos uma refeição.

 

6. Um quarto de hotel que te faz sonhar acordada…

Quando me hospedei pela primeira vez no Dolder Grand, em Zurique, alguns vários anos atrás, fiquei muito impactada. O hotel era muito tecnológico para seu tempo e era a primeira vez que eu via coisas como cortinas controladas por Ipad, TV no espelho do banheiro, automação de luzes – tudo com espaço, muita luz, vistas da cidade e uma varanda enorme, cercada pelo véu metálico projetado por Norman Foster para envolver o castelinho histórico do hotel original. Não dava vontade de sair.

 

7. Qual o maior choque cultural que já viveu?

Com certeza, todos os choques da Índia – da pobreza à espiritualidade, passando pela estética e pela loucura das cidades. Mas tem uma historinha em especial que me marcou. Viajei num roteiro de caminhada pelas montanhas do Kumaon, num dos programas incríveis que a Matueté organiza e uma das viagens mais legais que existem no mundo. Esse roteiro é 100% privativo, todo acompanhado por um guia e com hospedagem em casinhas locais retrofitadas, um charme. Nosso guia, Reno, devia ter uns 23 anos. Falava um inglês impecável por conta de um intercâmbio na Nova Zelândia. Era originalmente do Assam, região da Índia pra lá de Bangladesh, de uma cidade sem acesso rodoviário (demorava um dia a pé, depois da última estação de trem, para chegar ao vilarejo onde nasceu).

Reno era um ótimo companheiro e saber da vida dele era um dos muitos atrativos do roteiro. No final de um dia intenso de caminhada, já começando a esfriar, tivemos a notícia de que a casinha daquela noite estava sem água quente. Fiquei imediatamente frustrada, já pensando no potencial desconforto. Mas fui recebida com um balde de cobre com água escaldante, toalhas de linho e uma canequinha linda, um sabão artesanal perfumado e aquele acabou sendo o banho mais gostoso da viagem. Comentei com Reno que a minha primeira experiência de banho de balde tinha sido um sucesso. O choque, aí, foi dele: ‘Você nunca tinha tomado um banho de balde? Eu vi um chuveiro pela primeira vez aos 18 anos, quando cheguei em Auckland! Nem sabia como funcionava’. O banho, que para mim era inédito, era a realidade de quase uma vida toda do Reno.

 

8. Qual o seu filme, livro ou programa de TV sobre viagens favorito?

Os programas do Anthony Bourdain, Parts Unknow e o mais antigo, No Reservations. Tinha me esquecido de quanto gostava, até ver o documentário sobre sua vida, Roadrunner, lançado esse ano. Comecei a rever todos os episódios das séries originais, me deliciando com seu olhar crítico, humor ácido e curiosidade por personagens e comidas mundo afora, sempre procurando o único, o diferente, o real. Amo demais e sinto muita falta.

 

9. Temos só dois dias para conhecer a sua cidade, São Paulo: quais programas imperdíveis recomenda?

Começaria torcendo para que seja um sábado e um domingo! Eu amo ficar em São Paulo no final de semana e pré-pandemia tinha uma vida urbana bastante ativa. No sábado, um tour arquitetônico, como os que a Superbacana oferece com a curadoria e o conteúdo de um especialista, terminando no Centro, com caipirinhas e petiscos no Orfeu, aos pés do Copan e visitando a deliciosa livraria Megafauna. No domingo, bicicleta e centros culturais de ponta a ponta da Avenida Paulista: IMS, Masp, Japan House. São imperdíveis e, de quebra, contam com excelentes restaurantes: Balaio, A Baineira, Aizomê. É meu programa preferido.


 

Deu vontade de conhecer o mundo de uma maneira absolutamente única?
Fale com o seu consultor Matueté para saber mais sobre estas e outras jornadas raras.

Posted by
19 de agosto de 2021

:: Sem categoria

10 ideias para o seu Réveillon

 

Chegou o segundo semestre e, com ele, aquela clássica busca por um Réveillon especial. A boa notícia é que a data ainda reserva experiências inesquecíveis pelo Brasil e por países que já abriram as portas para os brasileiros vacinados.

Com o radar sempre ligado, nosso time selecionou suas dez ideias favoritas para quem anda sonhando em começar 2022 cheio de histórias na bagagem. Vamos?

 


#1 Navegar pela Amazônia

Caminhadas na mata, passeios de caiaque e jantares sob as estrelas ao lado das suas pessoas favoritas. Navegar pelo Rio Negro é um convite para descobrir as regiões mais remotas da floresta, com total privacidade. Para completar, nossos barcos são acompanhados por uma equipe que cuida de todos os detalhes da viagem.


#2 Uma casa pé na areia para chamar de sua

Perfeitas para mergulhar no clima de sombra e água fresca, nossa seleção de villas mundo afora inclui um refúgio encantador em uma península da Costa Rica, uma casa entre o mar e o campo de golfe de Punta Mita, no México, e uma propriedade no alto de uma colina em Turks & Caicos. Em St. Barth, escolha entre villas pé na areia, no topo das rochas de Flamands, ou nas montanhas de St. Jean.


#3 Conhecer os novos hotéis das Maldivas

O destino tem praias paradisíacas, claro, mas também novidades que valem a visita. Projeto de Marcio Kogan, o Patina fica no arquipélago de Fari e vai muito além dos bangalôs flutuantes: tem galeria de arte, estúdio de culinária e até oficina com impressora 3D. Também em Fari, o Ritz Carlton reúne spa suntuoso, sete restaurantes e um kids club perfeito para a criançada. Já o Joali Being é um verdadeiro oásis com programas customizados focados no bem-estar.


#4 Ver a neve cair na Suíça

Para quem anda com saudade de deslizar na neve, eis um convite irresistível. Nesta época, estações como Zermatt e St. Moritz ficam ainda mais charmosas com uma infinidade de luzinhas natalinas. Para completar, você ainda aproveita pistas deliciosas e gastronomia incrível.


#5 Navegar pelo Egito

Navegar pelo Nilo é uma das maneiras mais fantásticas de conhecer o Egito. Oferecemos desde embarcações intimistas, inspiradas nas típicas dahabiyas, que acessam cantinhos escondidos em ritmo de slow travel, até pequenos navios
com spa, piscina e outros atrativos.


#6 Viajar pelas paisagens cênicas da Islândia

A melhor opção para quem busca uma aventura fora do óbvio na natureza. O país está aberto para os brasileiros vacinados e a gente não vê a hora de andar por trilhas inesquecíveis no gelo, passear de snowmobile, chegar pertinho de icebergs, dormir em um refúgio nas montanhas que mais parece saído de um filme e, claro, presenciar o grande espetáculo da Aurora Boreal.


#7 Navegar pelas águas paradisíacas do Caribe

St. Barth, Ilhas Virgens Britânicas, Belize e Anguilla: seja qual for o seu paraíso caribenho preferido, não há nada como ter seu próprio barco para desbravar o destino longe de aglomerações. A bordo de um yacht escolhido a dedo para as suas necessidades, navegue ao lado de golfinhos, caminhe por uma trilha encantadora, descubra um restaurante especial e muito mais.


#8 Desbravar as cores e sabores do Marrocos

O destino reserva experiências transformadoras para quem deseja passar a virada de maneira autêntica. As nossas favoritas: ver o sol se pôr no deserto, ouvir as preces locais ecoando no vale em um refúgio aos pés da Cordilheira dos Atlas, embarcar em uma road trip e descobrir os segredos de Fés ao lado de um professor de história.


#9 Alugar uma casa espetacular com a Matueté Villas

Uma villa no alto de uma falésia em Trancoso, um refúgio cercado pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e um paraíso pé na areia em Paraty. Nossas villas estão localizadas em cenários dos sonhos, mas não é só. Das compras ao cardápio, cuidamos de todos os detalhes da temporada para que suas férias sejam livres de qualquer preocupação.


#10 Descobrir os encantos da Colômbia

Da praia à montanha, o país reserva boas surpresas para os viajantes em busca de experiências nada óbvias. Entre os destaques, uma pequenina hacienda no meio de uma plantação de cacau na região cafeeira, as melhores trilhas e a casa mais charmosa de Barichara, praias paradisíacas e os melhores segredos de Bogotá, como a visita ao ateliê de um artista que é pura inspiração.


2022 se aproxima e é hora de pensar em uma maneira única de dar as boas-vindas ao novo ano. Fale com o seu consultor Matueté e planeje agora a sua jornada de Réveillon: tim-tim!



Posted by
26 de maio de 2021

:: Sem categoria

Viagens para celebrar em família

 

 

Uma família que não se via há meses e decidiu fazer um Réveillon fora de época em uma casa pé na areia. O encontro de três gerações na imensidão do Pantanal. Um aniversário de 40 anos ao lado dos melhores amigos em uma praia paradisíaca na Bahia.

A Matueté Bossa foi criada para planejar cada detalhe de viagens de comemoração e, nos últimos meses, virou fonte de alegria para quem busca reencontrar de maneira especial pessoas que lhe são queridas.

Hoje, mais do que nunca, está claro que não precisamos esperar por grandes ocasiões para transformar reuniões de família em momentos inesquecíveis. Sob comando da Matueté Bossa, o encontro entre avós, filhos e netos pode ganhar luaus inesperados em um barco no Rio Tapajós, aquele aniversário esperado pode ser recheado de pequenas surpresas para os melhores amigos e por aí vai.

Do convite aos mimos, cuidamos de todos os detalhes para que a bagagem destes encontros seja repleta de experiências únicas, daquelas que guardamos pra sempre.

Estar ao lado das nossas pessoas favoritas, em seus lugares favoritos é especial. Conte conosco para fazer destes encontros uma celebração à altura.

Posted by