Nos últimos dias, lições importantes de cidadania e solidariedade aparecem para preencher os olhos – e os corações – de quem acredita que o mundo nunca vai deixar de nos surpreender. Dos cursos online que passam a ser gratuitos aos tours virtuais em museus, passando por aulas comunitárias no terraço de prédios comuns: as iniciativas provam que, quando necessário, não precisamos atravessar fronteiras para embarcar em uma viagem memorável. Por aqui, selecionamos dez atrações culturais que estão disponíveis ao alcance de um clique. “Malas” prontas para voar por aí sem sair de casa?
Art Basel, Hong Kong
A feira de arte obviamente foi cancelada, mas até o dia 25 de março todas as galerias podem ser visitadas online depois de um rápido cadastro pelo site. As obras, assinadas por artistas do mundo todo com atenção especial aos asiáticos, aparecem com informações detalhadas como tamanho, preço e histórico do artista. Clique aqui e confira.
Museu do Vaticano, Roma
A Capela Sistina, os afrescos pintados por Raphael e outras atrações estão disponíveis em visitas virtuais em 360 graus. Clique aqui e confira.
Van Gogh Museum, Amsterdã
Além de saber mais sobre o artista, ter acesso às cartas escritas por ele e curiosidades sobre suas obras, o passeio online oferece atividades imperdíveis para as crianças, incluindo uma de colorir. Clique aqui e confira.
British Museum, Londres
Tem um dos maiores acervos online – são cerca de 4 milhões de peças catalogadas –, além de tours específicos destinados à coleção de desenhos da instituição. Para inspirar uma viagem futura, nossa dica é a seção que reúne obras da Oceania. Clique aqui e confira.
Metropolitan Opera, Nova York
A cada dia, a gravação de uma ópera diferente é disponibilizada – a dica é baixar o app para evitar as “filas” virtuais. Na seleção, composta pelas apresentações mais emblemáticas dos últimos 14 anos da companhia, clássicos como Carmen, La Bohème e La Traviata. Clique aqui e confira.
Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México
As 23 salas, repletas de artefatos de antigas civilizações mexicanas, podem ser visitadas do sofá da sua casa. Uma verdadeira aula de história. Clique aqui e confira.
Guggenheim, Nova York
Feche os olhos e imagine subir a famosa escada em espiral do museu nova-iorquino: é exatamente essa a proposta do passeio virtual pelo local. Ao longo do trajeto, você aprende sobre a história e o design do icônico prédio, considerado uma obra prima de Frank Lloyd Wright, e sobre as obras ali presentes. Clique aqui e confira.
Galeria Nacional de Arte, Washington
A página permite o passeio por algumas exposições imperdíveis. Entre elas, uma coleção de trabalhos feitos por Degas para a Opéra de Paris, uma retrospectiva da moda americana entre os anos 1740 e 1895 e uma mostra que retrata aquarelas de paisagens europeias ao ar livre. Clique aqui e confira.
Galleria degli Uffizi, Florença
A galeria, que fica em um palácio de 1560 construído a pedido da família Medici, reúne algumas das obras mais importantes do Renascimento – todas elas disponíveis em sua página na internet. Clique aqui e confira.
Louvre, Paris
A grande maioria das salas de exibição e galerias do museu francês oferecem um tour virtual – que tal passear ao lado de relíquias do período faraônico? Clique aqui e confira.
———-
Gostou da imersão cultural? A hashtag #museumfromhome traz novidades como estas. Tudo para que a gente siga viajando. Sempre.