Matueté Blog
12 de fevereiro de 2020 0

:: (a) Europa | Produções Matueté

 

Matuete_Piemonte_01

Entre os Alpes e a Ligúria, cercado por colinas verdejantes cobertas por uma típica neblina e vinhedos a perder de vista,o Piemonte é um dos melhores lugares para mergulhar na dolce vita da Itália.A dica é esquecer a pressa para aproveitar programas como percorrer estradinhas sinuosas com vistas incríveis, flanar por vilarejos minúsculos, repletos de construções históricas, e, claro, se deliciar com o sabor inigualável da trufa e do vinho Barolo, dois clássicos da região.

Junto com a nossa anfitriã Patricia Kozmann, moradora da Itália há longa data e especialista em enogastronomia, elegemos dez experiências que tornam o destino especial. Da caça às trufas ao museu do vinho, é impossível não se encantar com os pequenos prazeres do Piemonte.

1. Desvende a história do Vinho 

Matuete_Piemonte_02

O Museo del Vino – Wi-Mu fica na antiga casa da família Falletti di Barolo, responsável por transformar o Barolo em um dos maiores tintos da atualidade. Ao lado de nossa anfitriã, descubra a trajetória desse vinho e da bebida na história da civilização.

2. Visite uma vinícola subterrânea

Matuete_Piemonte_03

Fundada em 1867, a Contratto tem uma adega escavada na rocha, a 32 metros de profundidade. É lá, na charmosa cidade de Canelli, que são produzidos vinhos espumantes no antigo método clássico.

3. Cace o verdadeiro tartufo

Matuete_Piemonte_04

Ao lado de um “trifulau” – nome dado ao caçador de trufas, em dialeto piemontês – e de um cachorro, embarque nessa aventura em busca dos perfumados tartufos. Como cenário, um bosque bucólico na região de Asti.

4. Cozinhe com quem entende

Matuete_Piemonte_05

Difícil não se encantar pela gastronomia italiana, então que tal aprender alguns de seus segredos? Em Roddi, um chef comanda aulas divertidas, em que cada aluno prepara a sua própria massa e sobremesa.

5.  Aproveite uma autêntica trattoria

Matuete_Piemonte_06

Refeições sem pressa são regra por aqui – vale lembrar que o movimento Slow Food começou no Piemonte. Em Santo Stefano Belbo, se esconde uma trattoria que faz delícias artesanais e com ingredientes fresquíssimos. Entre os preferidos, ovo caipira no copo com lascas de trufas e uma seleção de queijos piemonteses.

6.  Descubra a iguaria local

Matuete_Piemonte_07

No alto de uma colina, a pequenina Cherasco é famosa por ter alguns dos caracóis mais saborosos do mundo. Vale conhecer o Istituto di Elicicoltura, que desde 1973 estuda e cultiva o molusco de maneira natural. Para coroar, prove o risotto com escargot, alho preto e raspas de limão do Ristorante da Francesco, que tem uma estrela Michelin. Outra boa dica para comer escargots é o Osteria della Rosa Rossa, simples e delicioso.

7.  Perca-se em um vilarejo histórico

Matuete_Piemonte_08

Visitar a histórica parte alta de Monforte D’Alba vai além de observar as colinas piemontesas em um mirante de tirar o fôlego. Depois de passear sem rumo por suas casinhas coloridas e construções de pedras, aprecie o incrível anfiteatro Horszowski, cenário do festival de jazz & blues que acontece em julho.

8.  Aproveite as cores do Outono

Matuete_Piemonte_09

A folhagem outonal deixa o cenário ainda mais mágico, então, que tal um passeio de bicicleta pelos vilarejos? O programa termina com um delicioso almoço em um pequeno restaurante comandado pela “Mamma”.

9.  Viva como um local

Matuete_Piemonte_10

Depois da caça às trufas, acompanhe o trifulau até sua casa para comer uma bela massa com a trufa que acabou de encontrar.

10. Mergulhe no sabor das trufas

Matuete_Piemonte_11

 Aproveite a febre das trufas e, nos finais de semana de outubro e novembro, visite a Feira Internacional do Tartufo Branco, em Alba. Uma boa dica para comprar a iguaria a preços mais acessíveis.

———————————————————————————————————————————————————-

Consegue sentir o perfume das trufas e do Barolo? Nossa época favorita para visitar a região é durante os meses de outubro e novembro, quando a temporada de trufas atinge o auge e as cidadezinhas ganham ainda mais vida. 

Além de desenvolver roteiros sob medidas para você, com experiências verdadeiramente únicas, oferecemos benefícios exclusivos nos melhores hotéis da região.

Posted by