Matueté Blog
11 de janeiro de 2023

:: By Matueté

2023: muitos feriados –

e motivos – para embarcar

 

O ano mal começou e nós já estamos animados com o que vem pela frente. Isso porque 2023 reserva uma série de feriados prolongados que são bons motivos para tirar do papel aquela viagem rápidadespretensiosa e igualmente deliciosa, basta se planejar. Para inspirar, selecionamos experiências imperdíveis, principalmente no Brasil, e as melhores épocas para realizá-las. Você só precisa escolher sua escapada favorita e fazer as malas. Partiu! 


JANEIRO

 

Aniversário de São Paulo:

praia e fazenda em José Ignacio

 

O sol segue brilhando no balneário uruguaio, que tem um clima low profile perfeito para uma escapada rápida. A temporada inclui praia – e clericó pé na areia em alguns dos charmosos chiringuitos locais –, passeios de bike, bons restaurantes e até programas artsy como o skyspace de James Turrel. Com quatro dias, ainda dá para estender a programação e visitar os simpáticos pueblos nos arredores que concentram vinícolas e fazendas produtoras de azeite.


FEVEREIRO

 

Carnaval: Patagônia chilena

em ritmo de sossego total

 

Que tal fugir da folia com uma verdadeira imersão na natureza em um dos cenários mais fantásticos do planeta? Uma semana é tempo suficiente para mergulhar nas inúmeras possibilidades da vida outdoor da região – de Torres del Paine a Aysen. No dia a dia, passeios de caiaque, caminhadas por trilhas cênicas, cavalgadas, heli hike e outras aventuras são seguidas de sessões de jacuzzi e pisco tasting em cenários memoráveis.


ABRIL

 

Páscoa nos encantos da

Chapada Diamantina

 

As temperaturas mais amenas e as chuvas menos frequentes são um convite para desbravar os cânions, desfiladeiros, grutas e trilhas sem fim do destino baiano com conforto e pitadas de aventura. Há inúmeras possibilidades de roteiros, todos são acompanhados por guias que são verdadeiras lendas da região. Quando cai a noite, as cidadezinhas com toque místico são o desfecho perfeito para dias repletos de emoções.

Tiradentes: sombra e água

fresca em Trancoso

 

 

Dias de sol, noites estreladas e um clima mais tranquilo fazem com que essa seja uma das nossas épocas favoritas no destino baiano. Para aproveitar as delícias da Bahia longe de qualquer preocupação, nossa sugestão é alugar um dos refúgios mágicos que a Matueté Villas oferece na região: das casas pé na areia aos endereços escondidos a poucos passos do Quadrado, todos são especiais.


MAIO

 

Dia do trabalho: pit stop

na Chapada dos Veadeiros

 

Basta um voo para Brasília para dias de conexão total com a natureza. Em maio, depois da temporada de chuvas, há verde por todos os lados e cachoeiras cheinhas d’água. Entre os nossos cantos favoritos no destino, está a trilha do rio dos Couros, com cânions, piscinas, cascatas e, para finalizar, uma galinhada caseira sensacional.


JUNHO

 

Lençóis Maranhenses no

Corpus Christi, imperdível!

 

Entra ano, sai ano e a história se repete: são poucos os meses indicados para desbravar a imensidão de dunas e lagoas cristalinas dos Lençóis e as opções de hospedagem são limitadas, então é preciso se programar. Conhecemos os segredos mais bem guardados do destino e oferecemos uma experiência sob medida e em sintonia com a comunidade local. Para completar, temos um refúgio delicioso na cidade de Santo Amaro para quem deseja aproveitar as aventuras da região sem abrir mão da privacidade.


SETEMBRO

 

7 de setembro com muito

kite no Ceará e no Piauí

 

É hora de aproveitar as melhores condições de vento de destinos do Ceará e do Piauí, que prometem agradar mesmo quem não se aventura a subir na prancha por reunirem vilarejos autênticos e praias incríveis. A boa notícia? A Matueté Villas tem refúgios deliciosos em destinos como Preá, Jeri e Barra Grande. Pé na areia ou na beira de uma lagoa, são ótimas opções para aproveitar o feriado sem ter que pensar em qualquer logística.


OUTUBRO

 

Nossa Senhora Aparecida –

e semana sem escola! – na Amazônia

 

Ao contrário do que muita gente pensa, é possível descobrir alguns dos múltiplos encantos da Amazônia em jornadas de 4 ou 5 dias. Dos iates super equipados aos barcos regionais, passando por lodges imersos na selva e aldeias totalmente isoladas, oferecemos experiências transformadoras no destino e outubro é um mês delicioso para vivenciá-las.


NOVEMBRO

 

Finados em um arquipélago

paradisíaco no Panamá

 

Nada como enfrentar o cansaço que bate no final do ano com uma temporada de sombra e água fresca e, para sair do óbvio, nossa dica é o arquipélago de Bocas del Toro. Pense em ilhas desertas, villas debruçadas sobre o mar cristalino do Caribe panamenho e uma série de experiências aquáticas. Sonho!

República: cultura e praia

na Colômbia

 

 

O último feriado do ano é uma boa pedida para conhecer o despretensioso combo colombiano que tanto agrada os viajantes. Depois de embarcar em uma viagem no tempo com clássicos de Bogotá, caso do Museo del Oro, e descobrir seus restaurantes típicos, você aproveita dias de sol e mar em Cartagena.

 


2023 chegou com feriados perfeitos para quebrar a rotina com uma escapada especial. Motivos não faltam para fazer as malas: fale com o seu consultor Matueté 

Posted by