Se você ainda vê São Paulo como a “cidade dos arranha céus sem personalidade arquitetônica”, fique sabendo que o MASP (Museu de Artes de São Paulo) acaba de entrar na lista dos 10 edifícios mais bonitos do mundo, segundo a Condé Nast Traveler!
Ao passar pela Avenida Paulista, muitas vezes, já nem notamos a ousadia dessa construção modernista que é a cara da cidade: quatro traves vermelhas sustentando um bloco de concreto quase suspenso, sob o qual se descortina uma excepcional paisagem urbana. Tem gente que gosta, outros nem tanto, mas o impacto que o prédio provoca é indiscutível!
O MASP foi inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, marido de Lina Bo Bardi, com a ideia de armazenar cultura em um contêiner de arte e é um dos museus mais importantes do hemisfério Sul, com um acervo especial de mais de oito mil peças que incluem grandes nomes da pintura nacional e internacional.
Nada melhor que alimentar a alma com boas experiências, por isso não perca a chance de sentir-se um autêntico paulista, seja passeando pelo vão livre do espaço, visitando a feirinha que rola nos finais de semana ou conferindo todas as expos, palestras e eventos incríveis que o MASP promove, como a retrospectiva de Arte Francesa – que atravessa quase duzentos anos de produção artística na França – e que fica por lá até outubro.
Um ótimo motivo pra reunir a turma e colocar o papo em dia em meio a uma seleção incrível de “pastries” e outras delícias que coloriram a nossa tarde. 🙂
O assunto da vez foram os 5 hotéis do grupo Red Carnation que fazem parte da LHW: o Twelve Apostles, em Cape Town; Hotel d’Angleterre, em Genebra; Ashford Castle, na Irlanda; The Milestone Hotel, em Londres e Oyster Box, em Durban.
Alguém mais quer se juntar a nós em um tele transporte coletivo para o verão europeu?
Além das várias exposições e eventos incríveis, essa semana começou também o Festival de Bregenz, na Áustria.
Imagine uma ópera com a Orquestra Sinfônica de Viena em cima de um gigantesco tronco humano dentro de um lago! Isso só pra ter uma ideia de como é o clima por lá….
O Festival acontece desde 1946, sobre duas barcas no Lago Constance, na cidade de Bregenz.
Já no primeiro ano, os visitantes austríacos, alemães, suíços e franceses, fizeram do festival um dos eventos internacionais de maior importância na cena cultural e grandes diretores já colocaram em cena suas óperas junto à Orquestra. O cenário é montado em plataformas onde a plateia ocupa uma espécie de semi arena, que permite, além da ótima visão, a sensação de maior envolvimento com as tramas encenadas, em proporções que beiram o assustador! É uma experiência única mesmo. 🙂
Aos interessados, confiram um pouquinho da magia de Bregenz e acompanhe as obras, montagens e desmontagens dos cenários através da web cam disponível no site do festival.
*Fonte das imagens: http://bregenzerfestspiele.com/en
Uma das coisas mais legais na Matueté é quando alguém da nossa equipe volta de um destino cheio de dicas fresquinhas… e dessa vez foi a Luiza Vaz Moreira, uma de nossas gerentes internacionais, quem esteve pela Austrália e trouxe vários highlights na bagagem.
Explorar Sydney, segundo a Lu, em um passeio de barco pelo Harbour Bay é um jeito incrível de babar pela melhor vista da cidade! As ilhas Lord Howe e Hamilton também não podem faltar para os que curtem um belo visual: praias de areia absurdamente branca, água cristalina e riquíssima biodiversidade. E a boa pedida em Melbourne – conhecida pela alta qualidade do Street Art e suas ruazinhas misteriosas -, é fazer o tour “Hidden Secrets of Melbourne”, que vasculha todos os cantinhos da cidade além dos restaurantes e lojas mais descoladas.
Vale a pena conhecer a península Freycinet, na costa leste da Tasmânia. A dica gastronômica por lá fica por conta do Hotel Saffire, que promove uma experiência deliciosa numa fazenda de ostras, onde você mesmo escolhe e degusta acompanhado de uma boa taça de champagne! E para os Art Lovers, imperdível também é o MONA Museum: depois de um passeio de ferry bem animado, chega-se ao local – que é considerado bastante ousado por causa do acervo pra lá de original – e durante a visita eles fornecem um IPad com vários detalhes e curiosidades. A Lu adorou!
Se também ficou animado pra conhecer tudo que rola no Down Under, fale com a gente.
Nada melhor que começar a semana com novidades e nós temos uma ótima pra dividir com vocês: a Matueté agora faz parte da seleta lista dos Trusted Travel Experts da Wendy Perrins – a Wow List!
Pra quem não conhece, Wendy Perrins se tornou uma das mais influentes consultoras de viagens do planeta após 20 anos como expert em novidades de consumo na Conde Nast Traveler. Depois de colaborar também com o Trip Advisor, Wendy desenvolveu um projeto solo – com o intuito de abolir viagens desinteressantes – e se tornou um ícone da indústria, sempre com as dicas mais originais e respeitadas. Por isso estamos tão orgulhosos!
Experiências inusitadas parecem mesmo ser a última tendência para viajantes destemidos que, assim como nós, adoram fugir da normalidade.
Um bom exemplo disso é o Urban Camping , um projeto inovador que acontece no verão de Amsterdã, até o final de agosto, e consiste numa exposição de arte ao ar livre na qual você também pode passar a noite. Já pensou?
A ideia de viver a “experiência artística de dormir”, partiu da holandesa Annette van Driel e de uma associação de arquitetos, artistas e voluntários que criaram 12 instalações, cada qual com um conceito e uma maneira única de promover a interação do hóspede com o seu objeto durante a noite.
Esta é a segunda edição do evento e pela primeira vez na praia de Blijburg, que fica em Ijburg, um bairro recém construído na cidade.
Uma dica original pra quem está curtindo o verão europeu e quer voltar pra casa com uma boa história pra contar. 🙂
E aí, anima?
*Fotos do site: www.urbancampsiteamsterdam.com/en/
Escondida em uma península noSul da Bahia, Caraíva é o destino perfeito para quem busca paz, sossego e um visual paradisíaco. E temos uma Villa deliciosa por lá, pé na areia, super preservada e que une a simplicidade da vida baiana com muito charme e conforto.
A Villa 1 tem 07 quartos espaçosos, bem arejados e com vistas incríveis, ideal pra juntar a família ou um grupo de amigos.
Ficou com vontade? Então siga o link do nosso site para mais detalhes sobre as Villas incríveis disponíveis para alugar. 🙂
Bilbao é uma cidade surpreendente no País Basco, norte da Espanha, bem conhecida pela altíssima qualidade gastronômica, o forte movimento separatista e a vanguarda cultural.
Só isso já valeria a visita, mas quem precisa de mais um motivo, lá vai: o museu mais bacana da cidade, o Guggenheim, recebe a exposição “Basquiat: ahora es el momento”, com trabalhos do grafiteiro e artista plástico nova iorquino Jean-Michel Basquiat, que revolucionou a arte contemporânea nos anos 80 e influencia muita gente até hoje.
A mostra resgata mais de 100 desenhos e pinturas do artista e é a primeira retrospectiva temática do trabalho dele, então quem estiver pelas cercanías de Bilbao já pode se considerar um viajante de muita sorte!
A exposição fica até novembro, então ainda dá tempo de se organizar. 🙂
Há algum tempo uma tendência já bastante conhecida em lugares como Nova York, Berlin e até mesmo Buenos Aires começou a ganhar popularidade em São Paulo e Rio: os chamados “jantares secretos”.
Tratam-se de experiências gastronômicas exclusivas em lugares improváveis, como uma livraria, uma galeria de arte ou até mesmo uma laje em pleno Morro do Vidigal, e muitas vezes o local do evento e o menu só são divulgados no mesmo dia.
Pode até soar como uma roubada, mas garantimos que não é! De fato, é uma maneira incrível de conhecer novas culturas e os sabores populares mais originais.
Separamos 5 opções para os que ficaram com vontade de conferir de pertinho:
O Clandestino ocupa um sobrado ao lado do beco do Batman, no bairro da Vila Madalena, em SP, onde a chef Bel Coelho recebe 22 comensais, 1 vez ao mês, que pagam o jantar antecipadamente e se entregam a uma noite cheia de surpresas. O menu de seis ou mais etapas é todo inspirado nas viagens que a chef fez por 20 estados, privilegiando ingredientes bem brasileiros.
Gustavo Rigueiral, do catering Chef à Porter, também aderiu ao formato e decidiu receber dez pessoas por noite em um local só revelado no dia do evento, através de um e-mail, podendo ser em uma sala de jantar residencial, um studio de fotografia, ou um jardim ao ar livre em algum canto da cidade. O menu também é uma surpresa e traz memórias da infância do chef. A ideia é receber as pessoas de uma forma intimista, onde todos podem palpitar até na trilha sonora. Legal né? Para os interessados, basta mandar um e-mail para [email protected] e receber as coordenadas.
A casinha charmosa do músico Gustavo Araújo, que fica no coração da Vila Mariana, em São Paulo, também tem atraído muitos curiosos afim de uma experiência diferente. Há 4 anos, preferivelmente nas noites de sexta-feira, Araujo recebe em sua casa e cozinha para cerca de 20 pessoas. Para reservar, basta mandar um e-mail para [email protected]. Uma delícia!
E o Rio também aderiu a essa onda de informalidade…. O chef Raphael Despirite organiza jantares em lugares pra lá de inusitados. Os eventos já aconteceram em livrarias, teatros, no Morro do Vidigal, em uma loja de utensílios de cozinha e até em uma biblioteca pública. Para mais informações, clique aqui. 🙂
Quem diria que um terraço no morro do Vidigal, uma das favelas pacificadas do Rio de Janeiro, iria se tornar um dos hot spots da cidade maravilhosa? Tudo culpa de Tia Léa, cozinheira de mão cheia, que começou a servir feijoada aos sábados em sua casa e já recebeu elogios até da rainha Elizabeth, da Inglaterra! Comida saborosa, um sambinha para animar e uma vista deslumbrante do Leblon e Ipanema; estes são os ingredientes que não faltam na “laje” da Tia Léa e que se tornaram um sucesso carioca. 🙂
A exposição Kandinsky: Tudo Começa Num Ponto, do celebrado pintor russo Wassily Kandinsky, está passando uma temporada no Brasil desde novembro (já passou por Brasília, Rio e Belo Horizonte), mas amanhã (08.07) é a vez de São Paulo ter o privilégio de conferir as mais de 150 peças do artista, um dos mais influentes do século 20 e considerado o pai do abstracionismo.
É a primeira vez que uma exposição dessa magnitude sai da Europa, uma oportunidade rara de conferir as influências marcantes da trajetória artística de Kandinsky e sua relação com a espiritualidade e a cultura popular. Imperdível mesmo!