TAPIOCA
Matueté Blog
5 de maio de 2010 0

:: (a) Ásia | Insider | Natureza

 

Há poucos dias retornei do Bornéu, uma grande ilha do sudeste asiático que engloba a Malásia, a Indonésia e Brunei. Um de seus grandes atrativos é Sipadan, uma ilha de Sabah, na Malásia. Linda e ótima para mergulho, porém bastante visitada, pois há a permissão para 100 mergulhadores fazerem 3 mergulhos por dia. Reservar com antecedência é imprescindível.  A ilha é pequena e tem muita coisinha para ver: vimos frogfish, peixes-crocodilo, peixes-folha, turnpipes, alguns tubarões e muitas tartarugas!

 

 Infelizmente, fora de Sipadan a pesca com dinamite foi cruel e há muito coral morto! Há 3 anos esta prática foi proibida e já começaram a plantar novas colônias de corais, porém estima-se que ainda demore 20 anos para recuperar tudo que foi degradado.
As praias de Sabah são belíssimas, areias branquinhas e águas cristalinas, mas não há opções de hotéis que merecem destaque. O que chamou minha atenção e achei muito bonito foi o passeio à Danum Valley, uma área de preservação enorme onde vimos muitos macacos, como os inteligentes orangotangos! Nesta área, há um exclusivo resort, que oferece pic-nics e jantares à beira da cascata ou do riacho: uma experiência bem romântica para quem é apaixonado pela natureza!

 

Posted by