Para Onde Viajar Em 2024?
Viajar é preciso, não importa a época do ano, certo? Então vale ficar de olho na nossa lista de recomendações para 2024. Dos safáris na Tanzânia aos barcos da Amazônia, reunimos ideias que adoramos e as recomendações das melhores épocas para concretizá-las. Para coroar, lembramos dos poucos feriados do ano, tornando ainda mais plausível um eventual motivo para fazer as malas. Para inspirar, planejar e realizar!
Março
A gente sempre adora Trancoso, mas é quando o fervo do Réveillon e do Carnaval baixam que o destino mostra seus encantos mais tranquilos, autênticos e verdadeiros. Praias mais vazias, um Quadrado mais sossegado e, ainda assim, axé por todos os lados. Mas se a ideia for começar o ano lá bem longe, que tal um mergulho nas Maldivas? Em março, as chuvas dão trégua e o sol é quase onipresente, tornando tudo mais paradisíaco – ainda tem boas ondas para quem é do surf.
Feriado: Páscoa, sexta, 29 de março
Abril
A Mantiqueira, sempre verdejante, fica ainda mais linda nessa época do ano e a gente acha que reunir amigos ou familiares é sempre um bom motivo para alugar uma das nossas villas na região. Aos fãs das artes, a Bienal de Veneza inicia sua 60ª edição neste mês e cidades como Paris, Londres e Nova York garantem boas imersões culturais – a última ainda fica repleta de cerejeiras no mês de abril, vale conferir!
Maio
Quem quiser aproveitar os dias de céu azul anil que maio costuma reservar por aqui pode sair da rota mais óbvia com um desembarque em Florianópolis –- os quatro dias do feriado de Corpus Christi são ideais para desbravar os diferentes cenários da cidade: dunas, lagoas e praias incluídas. Agora se a ideia for voar mais longe, a época é ótima para visitar o Peru: as chuvas passaram e os andarilhos podem fazer suas aventuras em torno do Vale Sagrado com tranquilidade. Mas a dica é ir além do óbvio e conhecer lugares como Arequipa e o Vale del Colca.
Feriado: Dia do trabalho, quarta, 1º de maio | Corpus Christi, quinta, 30 de maio
Junho
Podemos rodar o mundo todinho, mas uma coisa é certa: poucas paisagens são tão especiais como as dos Lençóis Maranhenses nesta época. Depois das chuvas, as lagoas aparecem – cheias e cristalinas –, tornando o visual daquela imensidão de dunas ainda mais surpreendente. E se o prenúncio do verão europeu sempre bate mais forte, vale evitar aglomerações e escolher junho para revisitar seu destino favorito por lá.
Julho
A explosão de biodiversidade que marca o Pantanal fica ainda mais visível nessa época e embarcar em safáris e cavalgadas para ver de perto a vida selvagem do bioma é uma aventura deliciosa para férias em família. Aos navegantes sonhando com jornadas mais distantes, julho é um dos meses mais quentes no congelante Alasca, então que tal tirar da bucket list aquele cruzeiro épico? De quebra, você pode acrescentar à viagem alguns dias em cenários mágicos do Canadá – da pulsante Vancouver no verão aos lagos de British Columbia.
Feriado: terça, 9 de julho
Agosto
Os entusiastas do kitesurf costumam garantir alguns dias de agosto em vilarejos do Ceará para aproveitar as excelentes condições de vento. E ainda que você não seja um fã do esporte, é lindo ver a tarde cair com pipas colorindo o céu de destinos como Preá, Jericoacoara e Tatajuba. Mais do que praias lindas, são lugares que ainda reservam boas doses de autenticidade.
Setembro
Em setembro, a Grande Migração já passou, mas ainda há uma infinidade de rinocerontes, leões, zebras e outras espécies circulando por destinos como Namíbia e Tanzânia, com a vantagem de ser uma época menos concorrida. Aproveite para conhecer alguns dos novos lodges que estão no nosso radar. Quem preferir uma escapada mais próxima, pode passar alguns dias em destinos como Pipa e São Miguel do Gostoso, que também ganham mais estrangeiros – e mais vida – por conta dos bons ventos.
Outubro
Os termômetros dão uma trégua em destinos fantásticos como Marrocos e Turquia e tirar alguns dias off pode ser uma boa oportunidade de embarcar em uma jornada que mistura paisagens nada óbvias com experiências culturais.
Feriado: 12 de outubro é um sábado, mas muitas escolas seguem o calendário de recesso
Novembro
O ano se aproxima do fim e – pasmem! – finalmente temos um feriado para mudar os ares – a dica é juntar a sexta-feira da República com a quarta da Consciência Negra, por que não? Com seis dias, você consegue desbravar os encantos da Amazônia a bordo de um dos barcos do nosso portfólio – dos regionais aos yachts –, todos conduzidos por uma equipe super experiente. Vontade de aterrissar mais longe? Novembro marca o comecinho do verão na Austrália e, assim, uma ótima oportunidade de conhecer sua infinidade de atrativos – do deserto à barreira de corais, passando pela alma hippie chic de vilarejos como Byron Bay.
Feriados: República, sexta feira, 15 de novembro + Consciência Negra, quarta feira, 20 de novembro
Dezembro
Dezembro abre espaço para as férias que, por sua vez, trazem aquela vontade de embarcar em jornadas marcantes. E eis que o mês também é um dos melhores para ver de perto o espetáculo da Aurora Boreal. Nossa dica é desembarcar em Tromso, cidade da Noruega conhecida por ser um dos melhores lugares do planeta para presenciar o show de luzes. E, para além da atração principal, vale embarcar em um cruzeiro para ver baleias majestosas e andar de trenó na neve. Outra boa ideia é partir em uma road trip pela Carretera Austral, no Chile, que passa por florestas, glaciares, lagos, vulcões e outras paisagens cênicas.
_______
Uma lista de ideias, sonhos e inspirações para planejar as viagens do ano. Fale com o seu consultor Matueté e prepare-se para embarcar!