Bastam alguns dias passeando pelas cidades históricas de Minas para uma verdadeira viagem no tempo…
A primeira vista, pode não parecer o destino ideal para famílias com crianças (por causa do denso conteúdo cultural), mas desenvolvemos um roteiro especial com foco nas lendas e curiosidades da região do ponto de vista de uma contadora de histórias; uma forma de aprender se divertindo bastante!
Visitar os arredores é essencial para conhecer as exuberantes igrejas barrocas, os museus, os irresistíveis quitutes mineiros e as trilhas que revelam lindas paisagens entre serras e montanhas.
Belo Horizonte costuma ser o ponto de partida e um dos projetos mais importantes de Oscar Niemeyer, a igreja da Pampulha é um must see da cidade.
Em seguida, uma parada estratégica no Instituto Inhotim considerado o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, com obras de artistas brasileiros consagrados como Tunga, Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Amilcar de Castro, Vik Muniz e Adriana Varejão.
Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto guarda um conjunto arquitetônico inigualável e tem como highlights o Museu da Inconfidência e as Igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Pilar. Uma delícia caminhar pelas ladeiras de pedra do centro e conhecer as construções coloniais, atêlies e feirinhas de artesanato.
Já Tiradentes revela uma momento diferente do ciclo do ouro e temos um programa imperdível por lá: um concerto privativo de orgão português na Igreja Matriz.
E nada melhor do que aliar à rotina de exploração a bons dias de sossego no campo. A Reserva do Ibitipoca é considerada por muitos a fazenda dos sonhos!
O tradicional casarão de 1715, sede da Pousada Reserva do Ibitipoca, foi reconstruído em 2006 mantendo suas características originais. Imagine acordar ao som dos pássaros, em um quarto aconchegante, super charmoso e com uma vista incrível do lago ou da Pedra do Gavião – isso sem falar do mais perfeito café da manhã colonial.
Entre as várias atividades oferecidas estão passeios a cavalo, trilhas entre cachoeiras, grutas e piscinas naturais, yoga, meditação e obras de arte de tirar o fôlego. Uma experiência renovadora e inesquecível.
Se ficou com vontade de garantir dias de contemplação e harmonia em um dos lugares mais acolhedores do país, fale com a gente. 🙂
*Imagens: Arquivo Matueté e cedidas pelo Instituto Inhotim e Reserva do Ibitipoca