Matueté Blog
12 de fevereiro de 2022

:: RELATOS DE VIAGEM

O melhor do Uruguai, por Gabriela Figueiredo


 

RELATOS DE VIAGEM

 


 

No começo do ano, Gabriela Figueiredo voltou mais uma vez ao Uruguai, destino que está entre seus favoritos. Aqui, ela entrega os segredos de seu pueblo do coração e relembra que agora é a hora de aproveitar o melhor do país.

 


 

Já faz alguns anos que escolho o Uruguai para uma temporada de verão e, sempre que possível, o simpático vilarejo de Garzon está no meu roteiro. Estrategicamente localizado entre a praia e o campo, o destino tem apenas 80 habitantes e um clima de interior delicioso. O cenário? Praça com parquinho, duas vendinhas locais, cavalos e hortinhas nos quintais. Tudo no melhor estilo despretensioso, meio boho, meio chic, mas sem abrir mão de toques sofisticados, que incluem bons restaurantes e importantes centros culturais.

É lá, por exemplo, que fica um dos melhores restaurantes do país, comandado pelo chef Francis Mallmann. Assim como muitos expatriados, em sua maioria ingleses e new yorkers, o cozinheiro argentino faz de Garzon sua morada nos meses de calor.

Todas minhas visitas foram memoráveis, mas arrisco dizer que a última, no Réveillon, ganhou um lugar especial no meu caderno de viagens. Tive a sorte de participar de uma ceia no restaurante Garzon com direito ao próprio Francis Mallmann filetando o peixe na crosta de sal. Um banquete mágico, servido ao ar livre para poucos, como pedia o momento. Além disso, adorei estar em Garzon na época do festival de arte Campo Garzon. A cidade é tomada por galerias e intervenções e ganha um clima vibrante. Bares pop up e muita coisa acontecendo por ali, como a inauguração da instalação de Leandro Erlich, famoso pela piscina do 21st Century Museum de Kanazawa.

Para os entusiastas da arte, outra grande novidade na região é o Ta Kuht, skyspace do James Turrel. que fica em uma pousada pertinho da praia em Jose Ignacio. A visita foi incrível e mais incrível ainda é pensar que a experiência acontece em uma cidadezinha balneária do Uruguai. Recomendo reservar o primeiro horário e acordar de madrugada para ver o sol nascer multicolorido ali.


 

Sombra e água fresca

 

Minhas férias também foram de praia, praia e mais praia! Aproveitamos demais o sol, alternando os dias entre as praias Mansa e Brava, em Jose Ignacio. Virei tão local que aprendi a técnica perfeita de fincar o guarda-sol na areia – pode parecer algo simples, mas o vento é intenso. Ah: recomendo comprar uma das elegantes saídas de linho, vendidas pelos ambulantes.

E, para não perder um minuto de sol, antes de pisar na areia vale se abastecer das tortas veganas e sanduíches caprichados da Panaderia Jose Ignacio. Já no almoço pós-praia, a graça é ter um “chiringuito” favorito para chamar de seu – o La Huella, o La Susana e o El Chiringuito estão entre os meus. Além das delícias uruguaias, o programa pede a companhia de uma jarra de clericó.


 

Meio praia, meio fazenda

 

Para diversificar a programação, indico fazer uma degustação de azeites na O’33, uma vinícola e olival boutique, que tem um parque de esculturas em meio as oliveiras e parreiras. A arquitetura da bodega é linda e as crianças aproveitam bastante a experiência. Outra sugestão é conhecer a imponente vinícola Bodega Garzon. Tem ótimos vinhos e programas como passeio de bicicleta ou picnic pelas parreiras. Também não poderia deixar de citar um dos pontos altos da viagem, que foi a experiência de nadar com cavalos no rio da Estância Vik. O programa termina com um picnic sob a copa das árvores. Inesquecível!

Quando cai a tarde, nada como pedalar sem pressa pela cidadezinha Garzon e pelos campos nos arredores vendo o céu ganhar novos tons. Ou, quem sabe, terminar o dia com sorvete sabor super dulce na Heladeria de Jose Ignacio.

Como se nota, o verão no Uruguai é sinônimo de slow, slow travel para quem busca uma temporada leve, despretensiosa e deliciosa. Muito, muito sol, praia até cansar, delícias gastronômicas e experiências da vida no campo. Garanto que quem vai sempre encontrará um motivo para voltar.

Posted by