5 jeitos Matueté de descobrir a Amazônia
Já faz alguns anos que uma das nossas especialidades é desbravar a Amazônia e podemos afirmar: poucos destinos são tão plurais e diversos. Dos iates mais sofisticados às imersões em comunidades remotas, nosso olhar para a floresta é amplo e reserva experiências transformadoras, capazes de surpreender o mais experiente dos viajantes. E, apesar do que se imagina, não é preciso ter longas férias para embarcar: 4 ou 5 dias são suficientes para revelar alguns dos encantos mais inexplorados da região. A seguir, mostramos nossas formas favoritas de ver de perto o pulsar da floresta.
#1 Navegar pela imensidão do Rio Negro
Navegar é, sem dúvida, a forma mais mágica de descobrir as águas escuras e limpas do rio Negro – imagine ter um horizonte 360 graus a todo instante e alcançar segredos inacessíveis do maior arquipélago fluvial do mundo no Parque Nacional das Anavilhanas. Nosso portfólio de barcos é extenso: há iates super equipados para quem prefere o máximo de conforto e exclusividade e embarcações regionais se a ideia for viver uma experiência autêntica e intimista. Seja como for, a viagem pode contar com cozinheiro, guia e nossos especialistas, que organizam surpresas como um jantar pé na areia e sob a luz do luar.
#2 Dormir em um lodge cercado pela floresta e às margens do Rio Negro
Os dias são repletos de experiências em torno dos igarapés, igapós, ilhas e praias desertas que norteiam a região, sempre acompanhadas de guias que conhecem tudo da Amazônia. Quando cai a noite, a sensação de dormir imerso na floresta é única!
#3 Navegar pelo Rio Tapajós para descobrir o trabalho de artesãs locais
Não é à toa que a região do rio Tapajós foi apelidada de Caribe amazônico por Jacques Cousteau: algumas das praias fluviais mais lindas de todo o país estão aqui. Para acessá-las, a dica é fretar um barco regional cheio de bossa e navegar sem qualquer preocupação. De quebra, você ainda descobre a veia festiva e cultural que marca as comunidades ao seu redor.
#4 Conhecer a riqueza da nossa fauna na região de Alta Floresta
Ao contrário de outras áreas da Amazônia, Alta Floresta é uma explosão de biodiversidade: são inúmeras espécies de plantas e animais que podem ser vistas em seu habitat natural. Como ponto de partida, um lodge no meio da floresta oferece todo o conforto para dias de imersão na natureza.
#5 Viver uma imersão cultural com os guerreiros Kayapós
Imagine o seguinte cenário: uma aldeia absolutamente isolada em uma área de floresta intocada, às margens de um rio límpido e esmeralda. Hospedar-se em um lodge com cabanas de madeira nessa região é um convite para descobrir o lado menos óbvio da Amazônia e embarcar em uma verdadeira viagem no tempo.