Esta é uma viagem perfeita para quem busca horizontes grandiosos e clima aventureiro mas que não abre mão de um pouco de conforto. O cenário? O local onde se encontram duas paisagens sul-americanas magníficas, o deserto do Atacama, o mais seco do mundo, e os contrafortes da cadeia montanhosa dos Andes.
A Matueté proporciona uma incrível travessia em veículo tracionado, que parte da cidade chilena de Iquique, no oceano Pacífico, e tem como destino a pequena e pitoresca San Pedro de Atacama, também no Chile.
A rota inclui a transposição dos Andes e uma parada especial no salar de Uyuni, extensa planície de sal na Bolívia, um dos momentos mais inesquecíveis do percurso.
A travessia completa é realizada em onze dias. O aeroporto de Iquique é servido por voos de Santiago. No ponto final, San Pedro de Atacama, a uma hora de carro do aeroporto de Calama – de onde também é possível voar para a capital chilena –, recomendamos alguns dias para conhecer as atrações do deserto. Aqueles que têm mais tempo e disposição podem combinar a travessia a outra jornada, entre o Atacama e a região do Cachi, no noroeste da Argentina.