Com uma vida universitária bastante movimentada, Ouro Preto é a maior e mais popular cidade histórica de Minas Gerais. Foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1980 e desde então atrai visitantes do mundo inteiro. Caminhar por suas ruas ouvindo sua história contada por um excelente guia local faz da cidade uma parada imperdível na região. Tiradentes, que é perto, é mais tranquila e tem menos turistas.
É o destino ideal para amantes de história e cultura, especialmente para quem se interessa pelo período barroco. Uma visita à cidade é um mergulho na história da exploração do ouro na região durante os séculos XVII e XVIII, e a arquitetura barroca de Ouro Preto tem origem nessa época.
Evite o Carnaval a todo custo, a não ser que você queira estar em uma grande micareta universitária.
Ouro Preto é um destino turístico muito popular, o que significa que a cidade pode ter uma quantidade razoável de outros visitantes. Ainda assim, planejando com cuidado é possível aproveitar as igrejas e museus da maneira mais privativa possível, sem se incomodar com multidões de turistas. Além de visitar Ouro Preto, também sugerimos aos viajantes uma visita a outras cidadezinhas da região. Tiradentes por exemplo, apesar de menor, tem também grande importância histórica e se tornou um imã para artesãos e escritores.