Susanna Lemann nas montanhas canadenses

 

No ano passado, nossa sócia Susanna Lemann escolheu um destino incrível do Canadá para embarcar em uma health week com amigas de longa data. Aqui, ela conta os destaques dessa jornada repleta de caminhadas, amizades, desafios e vistas memoráveis.

Todos os anos, eu e mais dez amigas, vindas de diferentes países, escolhemos um lugar especial do mundo para nos encontrar. Seja qual for o cenário, a ideia dessa viagem é sempre cultivar nossa relação, recuperar as boas energias através de longas caminhadas, conversas gostosas, comida saudável e desafios que nos tiram um pouco da zona de conforto. Em 2023, elegemos um canto absolutamente único do Canadá, as Rocky Mountains, para explorar. Foi uma verdadeira jornada de imersão na natureza, organizada pela Matueté, que misturou mar, montanha, vida selvagem e muitos momentos de conexão. 

Começamos em Vancouver, com uma caminhada pela cidade que serve como uma ótima introdução ao destino. Seguimos de hidroavião para Tofino, em Vancouver Island, onde exploramos a costa de caiaque, andamos por uma trilha belíssima de 12 km pela praia no Pacific Rim National Park e embarcamos em um voo de helicóptero para entender a região – em uma manhã mística e cheia de neblina, observamos de muito perto baleias calmamente se alimentando! No outro dia, a aula de yoga na praia e a cerveja artesanal nos ajudam a entrar no espírito de relaxamento que dita a essência do roteiro. 

Para chegar nas Rocky Mountains, passamos por Calgary e Canmore, onde pernoitamos antes de começar para valer a aventura. Com mochila nas costas e walking sticks nas mãos, estamos prontas para os dias de trekkings neste destino lindo e exuberante

_________________________

Sem sinal, com presença

 

Nossa base é o remoto Talus Lodge, perto da fronteira com Banff National Park e Alberta – a casa mais próxima fica a 50 km e é preciso subir durante 4 horas para chegar la. Não tem wi-fi, nem telefone e o mais surpreendente é como ninguém se incomoda. Pelo contrário: o detox digital rende cantorias, jogos e outras atividades que proporcionam tempo e atenção com quem está ao seu lado.

Os dias começam com aulas de QiGong e yoga antes do café da manhã. Assim, quando iniciamos as caminhadas, a mente já está calma e os músculos, aquecidos. Os caminhos dessa região não são super bem desenhados, então é preciso equilíbrio e força para caminhar nos terrenos desiguais. Outra dica importante é estar em um grupo em que as pessoas sigam, mais ou menos, o mesmo ritmo. Mas os guias Maya, Heather e Thomas lideram os passeios com muita atenção e paciência e ainda se tornam ajudantes na cozinha enquanto nós colocamos as pernas cansadas para o alto no fim da jornada. Um teamwork que nos deixa muito impressionadas! 

E por falar em gastronomia, a do Talus Lodge é excepcional, mesmo sendo um lugar totalmente isolado – os mantimentos chegam de helicóptero uma vez por semana. Tudo muito contemporâneo, fresco e saudável e, a cada dia, o lanche das caminhadas preparado com carinho pelo chef Shawn nos surpreende. Como cenário, um lago turquesa, montanhas e geleiras.

Pós caminhada, nada como um mergulho em um lago gelado. E, de volta ao lodge, sauna a lenha e banho quente para relaxar nosso corpo.

Um dos momentos mais marcantes foi quando dividimos o grupo e apenas as mulheres mais corajosas seguiram para a montanha mais alta da região, o Angels Peak. São mil metros de escalada em um terreno difícil, com muitas pedras soltas e cabos para se segurar nos trechos mais perigosos. Recomendo nem olhar para trás! Com o apoio seguro do guia Seppi, chegamos bem e somos presenteadas com uma vista espetacular. Entre as pedras, descobrimos marmotas, tamias e outros roedores que estão procurando comida e se preparando para hibernar, e, de longe, ainda avistamos um urso correndo no vale.  Inesquecível!

Do começo ao fim, é uma viagem para quem gosta de estar na natureza, aceita um desafio físico e não se incomoda em trocar um hotel tradicional por uma aventura única. Voltei renovada desta imersão de bem estar físico e mental

___________________

Fale com o seu consultor Matueté para descobrir esta e outras jornadas inspiradoras como a de Susanna.

_________________