Tapajós e Arredores |

5 dias e 4 noites

Este cruzeiro fluvial tem início na cidade paraense de Santarém, onde embarcamos às margens do encontro das águas do Amazonas com as do grandioso Tapajós. O roteiro explora os arredores da pequena vila de Alter do Chão e percorre rios menores como o Arapiuns, o Aruã e o canal do Jari. Esta região reúne rios de águas claras, escuras e barrentas – os três tipos de águas que ocorrem na Amazônia – e três áreas protegidas de floresta tropical. Entre as atrações, visitas a comunidades ribeirinhas tradicionais, caminhadas de até 4 horas entre as árvores centenárias da Floresta Nacional do Tapajós, mergulhos em praias de areia branca e água cristalina, passeios de canoa em tranquilos igarapés e uma deliciosa refeição típica na casa de uma moradora da região.

DIA 1 | SANTARÉM

36.Tupaiu

Este é o portal para sua expedição no rio Tapajós. Iniciamos no encontro das águas, entre o Rio Tapajós e o Amazonas. Embarque em seu barco e início da navegação para longe da civilização e para o meio de uma das paisagens mais exuberantes do país!

DIA 2 | FLONA E ALTER DO CHÃO

nova4

Um dia dedicado a atividades como uma incrível caminhada pela Floresta Nacional do Tapajós, visita à uma comunidade ribeirinha e passagem por Alter do Chão, um dos pontos mais conhecidos da região, famoso pela sua bela praia e lago Verde. Jantar especial sob o céu estrelado no estilo Matueté!

DIA 3 | ANÃ E PONTA GRANDE

nova8O dia se inicia com uma caminhada leve para ver Alter do Chão do alto de uma serra. Logo após navegação pelo Rio Arapiuns, uma visita à uma pequena comunidade amazônica preocupada com a sustentabilidade da floresta encanta qualquer viajante. À tarde, a viagem segue de barco até a linda praia de Ponta Grande – uma das mais belas de toda a Amazônia, para uma tarde de puro relaxamento e banhos.

DIA 4 | CANAL DO JARI

amztapajos07Amanheça na praia de Ponta Grande e siga rumo o Canal do Jarí – um estreito canal que liga o Rio Tapajós ao Amazonas. Este pequeno canal oferece uma experiência muito íntima com um ecossistema de águas barrentas e o ponto ideal para ver de perto a biodiversidade da floresta amazônica e pescar piranhas. Siga a bordo de lancha para percorrer o canal em busca de vitórias-régias, iguanas, botos e bichos-preguiças. No fim do dia, na “boca” do canal aproveite para fazer uma pescaria de piranhas e observar a revoada de garças, papagaios e cegonhas em direção às árvores-dormitórios deste rio.

DIA 5 | SANTARÉM

amztapajos13

Aproveite sua última manhã na Amazônia para conhecer as florestas alagadas do lago Maicá. A melhor maneira de visitar esse belíssimo lago, é sair com a voadeira ao nascer do sol, quando os animais da floresta estão ainda ativos. Dependendo do horário do seu  voo, quando você chegar à cidade, há ainda a possibilidade de visitar o Mercado Municipal para comprar presentes para amigos e família antes de ir ao aeroporto.

Para este cruzeiro fretamos o melhor barco da região, com cinco cabines com ar condicionado, decks ao ar livre e equipamentos para pesca e esportes aquáticos. A excelente tripulação, assim como os serviços de hotelaria e gastronomia, são supervisionados pela Matueté.

Ideal para: Adultos e crianças que valorizam o contato com a natureza em lugares isolados e distantes do turismo de massa e apreciam a aventura de se hospedar por alguns dias em um barco.