TAPIOCA
Matueté Blog
3 de junho de 2012 0

:: (a) Brasil | Matueté em Campo


Dia 5 – Entre igapós

Após um café da manhã especial, tendo o rio Paracauary como pano de fundo, saímos eu e o Gelderson para conhecer a Fazenda São Jerônimo, há apenas 20min de carro da pousada. Fomos recebidos pelo condutor local que nos levou até as margens de um igapó, onde entramos numa canoa a remo. Seguimos o passeio navegando a favor da correnteza. O visual é lindo, com uma bem preservada mata ciliar,  muitas palmeiras e outras árvores de grande porte, (raro em mangues de qualquer lugar do mundo, mas não nos mangues de Marajó).

Depois de 30 minutos remando chegamos a um ponto belíssimo, onde este igapó se divide em dois: a direita ele encontra o mar e a esquerda o igapó em meio ao mangue, e suas águas se espalham pela emaranhada vegetação desse ecossistema. Encontramos uma trilha suspensa feita em madeira, que cruza o mangue, e o que se vê é simplesmente de outro mundo! As árvores de mais de 25 metros, com suas enormes raízes aéreas, se emaranham com arbustos e outras árvores menores. Só estando lá para entender esse lugar, onde moram dezenas de milhares de caranguejos no chão e inúmeras aves, entre elas pica paus da cabeça vermelha e da cabeça azul.

Depois da experiência de caminhar no mangue por uns 20min, encontramos dois desconfiados, mas amigáveis, búfalos e com a ajuda de uma pequena plataforma montamos nesses animais de mais de 800kg. O passeio é tranquilo e, apesar dos animais serem mansos, eles tem personalidade. Os búfalos escolhem os caminhos que mais lhes convém.

À noite a programação de jantar foi diferente! Eu e o Gelderson rumamos novamente para a Comunidade do Pesqueiro, já que fomos convidados para assistir a apresentação do Carimbo, a música e dança típica mais famosa de toda a Amazônia e ainda muito popular no Pará. O evento é uma festa organizada pela associação de mulheres e de pescadores locais para homenagear as mães da comunidade. Tem sorteio de brindes, comidas típicas a base de frutos do mar, música brega, carimbo, musica pop, trilha sonora da novela das 8 e muito mais. Muito divertido! Começa a apresentação da dança de Carimbo e lá vou eu tirar um monte de fotos. No final, sou convidado a dançar um pouquinho e mostro minha “habilidade” no Carimbo.

Posted by